terça-feira, 3 de junho de 2014

Gente Importante

Quem é a Nova Rainha de Espanha?


De nome Letizia Ortiz Rocasolano, nascida em Oviedo, a 15 de setembro de 1972.
Letizia Ortiz em criança

É filha de uma enfermeira, de nome Paloma Rocasolano e do jornalista Jesús Ortiz. Os seus pais divorciaram-se em 1999.
Paloma Rocasolano e Jesús Ortiz, pais de Letizia Ortiz 

Tem duas irmãs, Telma e Erika, a Erika faleceu a 7 de fevereiro de 2007.
Telma Ortiz

Erika Ortiz

Iniciou os seus estudos na sua cidade natal, no Colégio Público Gesta de Oviedo e no Instituto Alfonso II. Aos 15 anos, a família mudou-se para Madrid devido a compromissos de trabalho do seu pai, onde Letizia concluiu os seus estudos no Instituto Ramiro de Maeztu.
Fotografia de Letizia Ortiz do Colégio Público Gesta de Oviedo

Graduou-se em ciências da informação, ramo de jornalismo, pela Universidade Complutense de Madrid em 1995. De seguida, fez um mestrado em jornalismo audiovisual no Instituto de Estudos de Periodismo Audivisual. Posteriormente mudou-se para o México, onde iniciou um doutoramento em jornalismo audiovisual na Universidade de Guadalajara que não chegou a concluir.
Letizia Ortiz na segunda imagem, uma imagem da Universidade Complutense de Madrid

Para além da sua língua materna, o castelhano, Letizia fala ainda o inglês.
A sua vocação para jornalista surgiu cedo, quando o seu pai era o diretor da Rádio Antena 3, apresentou, junto com outras colegas de turma, o programa infantil El Columpio.
Entre 1992 e 1993 foi estagiária no jornal Nueva España em Oviedo, dedicando-se às áreas de economia, televisão e o mundo do espectáculo. Mais tarde trabalhou para o jornal ABC e para a agência EFE onde trabalhou na edição internacional.
Letizia Ortiz

Quando este no México, e não concluiu o doutoramento, acabou por trabalhar na revista cultural Tentaciones do Jornal Siglo 21.
Letizia Ortiz na sua estadia no México

Na televisão iniciou-se na Bloomberg TV em espanhol, onde se especializaria em informação económica, carreira que depois prosseguiria na CNN+, onde trabalhou durante dois anos.
Letizia Ortiz na CNN+

Em agosto de 1998 casou, numa cerimónia civil com Alonso Guerrero, em Almendralejo, Badajoz, um antigo professor de Letizia de Literatura, após um namoro de cerca de dez anos. Acabaram por divorciar-se um ano após o casamento.
Letizia Ortiz e Alonso Guerrero

Em 2000, começa a trabalhar na Televisão Espanhola - TVE. Nesse ano apresentou o Informe Semanal. Fez a cobertura das eleições presidenciais norte-americanas de 2000, foi enviada especial a Nova Iorque durante os atentados de 11 de setembro e cobriu igualmente o desastre do Prestige na Galiza e a Guerra do Iraque.
Letizia Ortiz e a reportagem sobre o Prestige na Galiza na TVE

Em 2001, recebeu o prémio "Larra", outorgado pela Associação da Imprensa de Madrid ao jornalista de menos 30 anos que mais se distinguiu no ano.
Letizia Ortiz quando recebeu o prémio "Larra"

Em 2002, apresentou os espaços dedicados à nova moeda, o Euro. Seguidamente foi redatora da área de sociedade, educação e ciência. A partir de setembro de 2003, três meses antes do anúncio do seu noivado com o príncipe, torna-se apresentadora do noticiário principal da TVE emitido às 21 horas.
Notociário principal da TVE

Letizia conheceu Filipe de Bourbon em meados de 2002, tendo iniciado com ele uma relação que se consolidou durante o ano de 2003 e que permaneceu desconhecida dos meios de comunicação social.
Primeira imagem do Príncipe Filipe e Letizia Ortiz

A 1 de novembro de 2003, a Casa Real espanhola emitiu um comunicado no qual anunciava o compromisso matrimonial do príncipe Filipe com Letizia Ortiz Rocasolano.
Anúncio do noivado do príncipe Filipe com Letizia Ortiz

O casamento aconteceu no dia 22 de maio de 2004 na Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena, em Madrid. A partir de então Letizia tornou-se Princesa das Astúrias e futura Rainha de Espanha.
Letizia Ortiz no dia do seu casamento
Os noivos à saída da igreja

Do casamento nasceram duas filhas, Leonor de Bourbon ortiz, nascida a 31 de outubro de 2005 e Sofia de Bourbon Ortiz, nascida a 29 de abril de 2007. Ambas possuem o título de Infanta de Espanha e o tratamento de Sua Alteza Real.
Letizia Ortiz na sua primeira gravidez
Infanta Sofia, Infanta Leonor, e Letizia Ortiz acompanhada do marido, Príncipe Filipe

Atualmente os Príncipes das Astúrias, vivem atualmente com as filhas, num palacete construído dentro do terreno do Palácio da Zarzuela.
Príncipes das Astúrias na companhia das filhas, no seu jardim no Palácio da Zarzuela

Letizia, juntamente com a sogra, a Rainha Sofia, e com as cunhadas, Infanta Elena e Infanta Cristina um total de 375 mil euros por ano. A sua parte do dinheiro é praticamente para se assegurar apenas da aquisição do seu vasto guarda-roupa que as suas funções de princesa herdeira lhe exigem. Quanto às restantes despesas, de todo o pessoal que trabalha na residência, a casa, as amas e o colégio das filhas, ficam a cargo de Filipe, que recebe de salário 146 mil e 375 euros.
Alguns dos estilos de Letizia Ortiz

Letizia juntou-se desde o início aos deveres do seu marido, e viajou pela Espanha, em representação do Rei.
Os príncipes das Astúrias numa visita a Cantábria, em Espanha 

Também representaram Espanha em outros países: a princesa viajou com o príncipe para a Jordânia, México, Hungria, República Dominicana, Panamá, Estados Unidos, Sérvia, Brasil, Uruguai, Suécia, Dinamarca, Japão, China e Portugal.
Os príncipes das Astúrias na Índia

A sua agenda a solo foi anunciada em 2006, logo após o anúncio da sua segunda gravidez. Letizia já se apresentou num par de audiências e o seu trabalho vai-se concentrar em questões sociais, tais como os direitos das crianças, cultura e educação.
Letizia Ortiz nas instalações da Mango


Letizia Ortiz

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário