domingo, 25 de maio de 2014

Aspirantes a Doutoras

Gravidez e a Obesidade

Obesidade é uma doença, na qual a reserva natural de gordura aumenta até ao ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade.

Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública.

A gravidez é um momento delicado e requer cuidados especiais, principalmente quando o assunto é a alimentação que, nessa fase, tem relação direta com a saúde da mãe e a do bebé, tanto na vida intra-uterina como no futuro.

A quantidade elevada de gordura é prejuízo para o corpo de uma forma geral e isso inclui os ovários. A acumulação de gordura altera todo o processo de produção de harmónios, essenciais para um ótimo desenvolvimento dos óvulos e fertilidade.

Um estudo publicado pela Revista Human Reproduction revelou que casais com peso acima da média têm menos chances de ter filhos. Concluiu também que o tempo de espera para a mulher obesa engravida em menos de um ano é quase três vezes maior.

A obesidade na gravidez é um problema comum e perigosos. Cerca de 45% das mulheres obesas no mundo ganharam peso após a gravidez.

"Ganhar peso excessivamente no período de gestação ou iniciar esse período com sobrepeso ou obesidade são fatores de risco para complicações como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia, principalmente no final da gravidez. Esses males são duas a seis vezes mais comuns em mulheres com excesso de peso."

A obesidade durante a gravidez também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos ou com problemas de formação. A média de peso dos bebés também é maior que o normal, o que pode provocar riscos durante o parto.

As mulheres que padecem de obesidade durante a gravidez correm um grande risco de virem a ter problemas durante o trabalho de parto. O nascimento do bebé tende a atrasar-se e a prolongar-se, aumentado a probabilidade de terem de realizar uma cesariana.

A obesidade pode dificultar a recuperação depois do parto, em particular, aumenta o risco de contrair uma infeção.


Algumas dicas para uma gravidez saudável:

- Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia.

- Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras ao almoço e jantar.

- Faça mais refeições, mas com menos quantidade. Mais ou menos seis a oito vezes ao dia e mastigue devagar.

- A carne é muito importante nesta altura, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se for consumido com frutas ricas em vitamina C.

- A amamentação ajuda e muito na perda de peso. A mulher que amamenta perde de 400 a 500 calorias por dia.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário