domingo, 27 de abril de 2014

Curiosidades...

Superstições 

As superstições remontam a anos já bem distantes. Está relacionado com as crenças pessoais de cada um.

Gatos Pretos, para uns indica sorte para outros o azar. Hoje na Inglaterra, o gato simboliza a magia boa e considera-se um animal que dá sorte. Nunca se deveria enxotar o animal porque poderia levar a sorte da casa. Em Portugal é visto com medo e hostilidade. Na América do Sul acredita-se que o gato preto é um poderoso espírito malvado, capaz de causar doenças e mesmo a morte.

Partir um espelho são sete anos de azar, sempre ouvi dizer isto, e que me lembre só parti um espelho, e orgulho-me de nada de grande destaque me ter acontecido.

Varrer os pés pode impedir a pessoa de casar, a minha avó está sempre a dizer isto, e acho que é das poucas superstições que não arrisco.

Abrir o chapéu de chuva dentro de casa, poderá trazer problemas.

Passar por debaixo de uma escada ou escadote dá azar. Penso que isto venha de alguma teoria de que se tivesse alguém nos escadotes lhe caísse em cima. Alguns acreditam que a superstição surgiu na Europa Medieval. Quando um castelo era atacado, a ponte levadiça era recolhida. Um dos únicos meios de invadir era usar as escadas. A defesa para este tipo de ataque era atirar óleo a ferver. Quem segurava as escadas, geralmente recebia um banho mortal. Portanto, segurar uma escada por debaixo passou a significar má sorte.

Devemos entrar sempre com o pé direito. Geralmente faço quando entro para os testes, mal não há-de fazer penso eu...

Sapato virado ao contrário é sinal de que a mãe vai morrer. Tecnicamente aqui tudo anda de pés para o ar, e ando eu atrás a pôr os sapatos direitos e um ao lado do outro, não que tenha alguma superstição, apesar da minha avó também falar muito disto, mas sempre ficam melhor arrumados do que espalhados.

Deixar a mala no chão, leva o dinheiro. Como eu não tenho, acho um pouco complicado, mas também não tenho este hábito, só às vezes deixo na escada.

No Ano Novo deve-se comer 12 passas, cada uma corresponde a um desejo pelos 12 meses do ano.

O lado esquerdo do nosso corpo, corresponde ao lado positivo, por ser para lá que tem tendência o nosso coração. Se treme o olho esquerdo, são boas notícias. De tem a orelha esquerda quente é porque alguém está a falar bem de nós.

Sexta-feira 13, acredita-se que esta crença tenha origem em duas lendas nórdicas. Foi organizado em Valhalia um banquete para 12 convidados. Porém Loxi (espírito do mal e da discórdia) apareceu sem ser convidado e iniciou uma discussão que ocasionou a morte de Balder, o favorito dos deuses. O número ficou marcado como símbolo do azar.

A segunda lenda tem como protagonista a deusa da beleza e do amor, Friga, cujo o nome deu origem às palavras friadagr e Friday, "sexta-feira" em escandinavo e inglês, respetivamente. Quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo, a deusa foi transformada numa bruxa que se exilou no alto de uma montanha. Com o propósito de se vingar, passou a reunir-se todas as sextas-feiras com outras 11 feiticeiras, mais o próprio Satanás, num total de 13 participantes, para rogar pragas sobre a humanidade.

A ferradura, segundo registos, é um objeto já considerado um amuleto poderoso na Grécia Antiga. Em primeiro lugar era feito de ferro, elemento que os gregos acreditavam proteger contra todo o mal. O seu formato lembrava a Lua Crescente, símbolo da fertilidade e prosperidade.

Bater na madeira, está associado à crença de que as árvores eram a morada dos deuses. Sempre que se sentiam culpados de algo, batiam no tronco para invocar as divindades e pedir perdão. Era um costume ligado aos povos primitivos pagãos. Os sacerdotes batiam na madeira para afugentar os maus espíritos, pois acreditavam que as árvores consumiam os demónios.

Vou tentar fazer outro post com mais superstições noutra altura.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário