Gravidez Tardia
Atualmente e cada vez mais, vemos os casais a ter filhos cada vez mais tarde. Talvez porque agora é preciso ter uma carreira bem sucedida e estável e só depois vem a parte de construir ou expandir a família. Por mais que as pessoas queiram ter filhos, as carreiras, a vida económica não o permite. Também é cada vez mais dada importância à vida social, de solteira ou de casal sem filhos, desfrutar da vida antes das fraldas e das chuchas.Por mais que os médicos alertem para os riscos para uma gravidez tardia, é considerável a após os 35 anos, a gravidez tardia tem aumentado, pois a vida atual no mundo não permite tantas gravidezes mais cedo como antigamente, em que as mulheres tinham apenas a função de serem mães, mulheres e donas de casa.
A medicina tem preparado-se cada vez mais para lidar com a nova e delicada realidade.
Uma gestação avançada está relacionada ao aparecimento de diversas complicações como doença crónica, hipertensão arterial, diabetes, aborto, malformação fetal, doença cardíaca, renal, neurológica e pulmonar.
Segundo uma ginecologista, sangramento vaginal, parto prematuro e anormalidades também podem ocorrer. A partir dos 40 anos as hipóteses de ter um bebé com Síndrome de Down é de 70% a 80%.
Cerca de 90% dos óvulos, de uma mulher com mais de 40 anos apresentam defeito genético e que as probabilidades de engravidar naturalmente começam a diminuir a partir dos 27 anos e diminuem ainda mais com o avanço da idade.
O número de partos em mulheres com mais de 35 anos representam atualmente cerca de 48% e, é justamente a partir dessa idade, que os riscos começam aparecer já que os ovários e os óvulos vão perdendo a qualidade.
Ter um filho mais tarde também trás vantagens:
- Os pais podem ter uma melhor situação financeira;
- Podem ter também uma maior estabilidade no trabalho;
- Os pais sabem melhor aquilo que querem, podem ter uma relação mais equilibrada.
- Sentem-se mais seguros para enfrentar a chegada e a educação do bebé.
Nem todas as gravidezes são iguais, podem ocorrer problemas tanto aos 20 como aos 40 anos, havendo só uma maior probabilidade de existir situações adversas quando se é mais velha.
Sempre deve ter acompanhamento médico adequado.
Muitas são as celebridades que encararam uma gravidez tardia, aqui deixo alguns exemplos:
Mariah Carey |
Celine Dion |
Madonna |
Lilía Cabral |
Nikole Kidman |
Marcia Cross |
Salma Hayek |
Fátima Lopes |
Halle Berry |
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário