segunda-feira, 3 de março de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Melhor dizendo Semana de Quê?

Carnaval


Originou-se na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a. C.
Os gregos realizavam os seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d. C.
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média.
O Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval".
Durante este período havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava do seu modo, de acordo com os seus costumes.
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia, então a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
O Carnaval ocorre geralmente em fevereiro ou março.
No século XXI, a data em que ocorreu mais cedo foi a 5 de fevereiro de 2008 e a que ocorrerá mais tarde será a 9 de março de 2038. Embora seja possível noutros séculos, o dia de Carnaval não ocorrerá a 3 ou 4 de fevereiro durante todo o século XXI.
Atualmente, é feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX.
A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.
O Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer Carnaval com desfiles e escolas de samba para outras cidades do mundo.
O Carnaval do Rio de Janeiro está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2 milhões de pessoas, por dia, nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de Carnaval do mundo.
O Carnaval de Veneza também é mundialmente conhecido. Surgiu a partir da tradição do Século XVI, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste Carnaval. Há no entanto registos de festividades carnavalescas de 1268.
Tem uma duração de 10 dias - durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas como compagnie della calza realizam desfiles pela cidade.
Os trajes que se usam são característicos do século XVII, e são comuns as maschera nobile, ou seja, máscaras nobre, caretas brancas com roupa de se
da negra e chapéu de três pontas.


Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário