quinta-feira, 6 de março de 2014

Gente Importante

Aniversário de Michelângelo Buonarroti

Michelângelo Buonarroti
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni
Nasceu a 6 de março de 1475 em Caprese, na Itália. Foi o segundo de cinco irmãos. Cresceu em Florença e mais tarde viveu em Setignanno.
De 1490 a 1492, frequentou a escola de Lourenço de Médici, e durante a sua estadia, seria influenciado pela filosofia de Platão, o que mudaria e expandiria as suas ideias na arte e ainda os seus sentimentos sobre a sexualidade.
Foi um pintor, escultor e arquiteto, considerado um dos maiores criadores da História da Arte do ocidente.

Uma das mais famosas obras do artista é a pintura que fez no teto da Capela Sistina no Vaticano, curiosamente, Michelangelo não o queria ter realizado.
Originalmente deveria pintar os 12 Apóstolos, mas protestou e pediu uma tarefa mais audaciosa: um esquema que representasse a Criação, a Queda do Homem e a Promessa da Salvação.
Teto da Capela Sistina no Vaticano
Na escultura também se destacou com diversas obras. A La Pieta de Michelangelo, pode ser vista na St. Basílica de Pedro, Vaticano. A grandiosa obra foi encomendada quando o artista tinha ainda 23 anos. Apresenta Maria sentada carregando Jesus em seus braços, depois da crucificação.
La Pieta
Também a escultura Davi é bastante conhecida. Escolhida como símbolo de Florença, berço do Renascimento, a escultura de Davi de Michelangelo é ícone da escola, já que emprega perfeita simetria e equilíbrio de formas, caracterisicas dos trabalhos da Renascença. Foi confeccionada em mármore, tem mais de cinco metros de altura e apresenta Davi preparando-se para enfrentar o gigante Golias.
Davi
Em 1527, Roma foi saqueada e o Papa fugiu, e Florença revoltou-se novamente contra os Medici, banindo-os. Em seguida a cidade foi incendiada, e neste período, Michelangelo foi empregado pelo governo local em obras de engenharia, projetando fortificações. Esta década e a seguinte foram particularmente difíceis. Michelangelo preocupava-se com o avanço dos anos e temia a morte, e ainda envolveu-se em assuntos familiares para assegurar a perpetuação do nome Buonarroti.

A sua vida afetiva ligou-se fortemente a homens jovens, em especial a Tommaso dei Cavalieri, trocando calorosa correspondência e escrevendo-lhes poesias de grande qualidade, tratando do tema do amor na tradição de Petrarca e expressando ideias neoplatónicas. Estes testemunhos levam a querer a muitos historiadores que se tratava de uma clara evidência de homossexualidade, mas para uma minoria influente.
Tommaso dei Cavalieri
Em 1530, os Medici conseguiram impor definitivamente o seu governo em Florença, Michelangelo voltou ao projeto das tumbas da família. Em 1534 deixou a cidade pela última vez, a mando do novo papa, Paulo III, passando a residir em Roma, embora tenha sempre alimentado a esperança de poder voltar e terminar os seus projetos inacabados.
Papa Paulo III
A 14 de fevereiro de 1564 sofreu uma espécie de ataque, e espalhou-se a notícia de que ele estava doente. Faleceu pacificamente pouco antes das cinco da tarde do dia 18 de fevereiro de 1564, na companhia de Tiberio Calcagni, Diomede Leoni, Tommaso dei Cavalieri e Daniele de Volterra, além dos médicos Federigo Donati e Gherardo Fidelissimi.

Faria 539 anos!

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário