sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia de Quê?

Dia de São Valentim - Dia dos Namorados


São Valentim vem do nome do Bispo Valentim que lutou contra as ordens do Imperador Cláudia II, que tinha proibido o casamento no seu Império durante as guerras, acreditando que os solteiros combatiam melhor.
No entanto, o Bispo Valentim continuou a celebrar casamentos, e até ele mesmo casou-se secretamente. A prática foi descoberta e este foi condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviaram-lhe flores e bilhetes a dizer que ainda acreditavam no amor.
Durante o cumprimento da sua sentença, apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, esta começou a recuperar a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma carta de despedida para ela, na qual assinava como "De seu Valentim".
Vitral com Valentim e os seus discípulos 
Foi considerado mártir pela Igreja Católica, a data da sua execução por enforcamento foi a 14 de fevereiro, esta data é a véspera de Lupercais, que são festas anuais celebradas na Roma Antiga em honra de Hera - a Deusa da mulher e do casamento e de Pan - Deus da natureza. Um dos rituais deste festival era o desfile da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correiras de couro de cabra para assegurar a sua fertilidade.
Deusa Hera
Outra teoria diz que no Século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Daí, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor à porta da amada e vice-versa.
Cartão comemorativo do Dia de São Valentim, publicado em 1883 nos Estados Unidos da América
Atualmente, o dia é principalmente associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos.

O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do Século XX, o hábito a muitos outros países.

E o Cupido? 

Cupido - pintura de William-Adolphe Bouguereau (1825-1905)
Cupido é filho da Deusa Vénus e de Vulcano, andava sempre com o seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. Teve um romance muito famoso com a princesa Psique, a Deusa da Alma.
Quadro de Cupido e Psique
Cupido encarnava a paixão e o amor em todas as suas manifestações.
Segundo a lenda, quando nasceu, o Júpiter - pai dos deuses -, sabedor das perturbações que ira provocar, tentou obrigar Vénus a desfazer-se dele. Para protege-lo, a mãe escondeu-o num bosque. onde este se alimentou com leite de animais selvagens.
O Cupido é representado como um menino que carrega um arco e um saco com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão nas suas vitimas.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário