sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Desporto

S.L.Benfica

Sou benfiquista desde pequenina, mas não pretendo distinguir clubes entre outras opiniões aqui... Vou fazer neste Post com S.L.B o que vou fazer com outros clubes na sua devida ocasião.

Hoje o S.L.B celebra 110 anos!!!!

A 28 de fevereiro de 1904, um grupo de 24 ex-alunos da Real Casa Pia de Lisboa, criou, nas traseiras da Farmácia Franco, na zona de Belém, o Sport Lisboa com uma união secção, a do futebol.
1904 - Equipa
Nesta mesma reunião ficou definida as cores do clube e o seu emblema e ainda um lema:

  • Vermelho e Branco

  • Águia: simboliza independência, autoridade e nobreza

  • "E Pluribus Unum": do latim "De muitos, um".

O primeiro campo de jogos foi na Quinta da Feiteira. Devido a problemas financeiros, vários jogadores da primeira equipa abandonaram o Benfica pelo Sporting, mais abastado, o que deu inicio a uma rivalidade que perdura até hoje.

Em 1908 deu-se a fusão do Sport Lisboa com o Grupo Sport Benfica, que tinha a prática do ciclismo, levando à origem do atual emblema - com a roda da bicicleta e ao seu nome definitivo - Sport Lisboa e Benfica.
Emblema do Grupo Sport Benfica
Emblema do Sport Lisboa


Nos primeiros anos, o Benfica mudou de campo várias vezes.

Em 1925, compra uns terrenos nas Amoreiras e fica pela primeira vez proprietário de um estádio, com capacidade para 15 000 espetadores. Aqui conquista os primeiros títulos nacionais.

Entretanto, criou secções de hóquei em patins, hóquei em campo, râguebi, basquetebol, andebol, bilhar e voleibol.

A 5 de março de 1932 foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo.

Os primeiros campeonatos nacionais de futebol arrancam em 1934.

Em 1940, o Benfica vence a sua primeira Taça de Portugal.

A 11 de janeiro de 1936 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência.

No inicio dos anos 40, volta-se a mudar, desta vez para o Campo Grande. É neste campo que o Benfica luta contra o domínio do Sporting.
José Maria Nicolau destaca-se no ciclismo, vencendo duas edições da Volta a Portugal na década de 1930, espalhando assim a camisola vermelha, numa altura em que não havia televisão e haviam poucos jornais.
José Maria Nicolau
Na década de 1940, é campeão três vezes, conquista quatro Taças de Portugal. É também nesta década que se criam as secções de xadrez e damas, clicloturismo, tiro com arco, pesca desportiva e campismo.
Em 1950, conquista o seu primeiro troféu internacional com a conquista da Taça Latina.

Em 1954, chega um momento importante na história do clube, com a larga contribuição de muitos associados e simpatizantes, o Benfica inaugura o Estádio da Luz, onde jogaria até 2003, inicialmente com capacidade para 30 000 espectadores.

Em 1960 foi acrescentado um terceiro anel ao Estádio da Luz, aumentando a capacidade para 70 000 espectadores, ao mesmo tempo que chegava o treinador Béla Guttmann vindo do F.C.Porto.

Em 1961 atinge pela primeira vez a final da Taça dos Campeões Europeus, onde joga com o Barcelona, saindo vitorioso por 3-2, conquistando assim a sua primeira taça europeia.
José Águas após a conquista da Primeira Taça dos Clubes Campeões da Europa
Em 1962, fica em terceiro lugar no Campeonato, ganhou a Taça de Portugal, e chegou de novo à final da Taça dos Campeões Europeus. Tornando-se bicampeão da Europa.
No final deste jogo, Béla Guttmann resolve sair do Benfica e lançar a famosa maldição: "Nos próximos 100 anos, o Benfica não voltará a ser campeão europeu." - Facto é que o Benfica nunca mais venceu uma final europeia deste então, apesar de ter marcado presença em muitas.
Béla Guttmann
Em 1972/73 o Benfica torna-se no mais perfeito campeão da história do futebol português, com 28 vitórias, dois embates e zero derrotas, 101 golos marcados e apenas 13 sofridos - o primeiro campeonato invicto da história do futebol português.

A 7 de abril de 1979 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

A sequência de maus resultados terá contribuído para a decisão dos sócios na assembleia geral de 1 de julho de 1979, de permitir que o Benfica passasse a poder contratar jogadores estrangeiros, pois até ali só jogadores de nacionalidade portuguesa jogavam no Benfica. O primeiro jogador estrangeiro foi o brasileiro Jorge Gomes.
Jorge Gomes
Entretanto, são inauguradas as Piscinas e o Pavilhão Borges Coutinho e no voleibol feminino fica famosa a equipa conhecida como "As Marias", que vence nove campeonatos consecutivos entre 1966 e 1975.
"As Marias"
Em Portugal, existe uma forte base de portugueses que dizem ser adeptos ou simpatizantes do Benfica - cerca de cinco milhões.
Em quase todos os municípios de Portugal têm a sua própria Casa do Benfica. Podem ser ainda encontradas em muitos países onde se encontram principalmente emigrantes como Bélgica, França, Luxemburgo, entre outros.
Os adeptos do Benfica denominam-se de Benfiquistas.
O clube tem visto um aumento dos sócios. Em abril de 2006, ultrapassou os 16 mil.
A 30 de dezembro de 2006, oficial de sócios pagantes era de 160 398, o que faz atualmente do clube com o maior número de sócios. Neste dia entrou para o Livro dos Recordes do Guinness pelo feito alcançado.
Kit Sócio
O Benfica possui várias claques de adeptos. As principais são os No Name Boys e os Diabos Vermelhos, embora também haja outras pequenas claques, como o Grupo Manks.
A primeira a ser criada foi a claque Diabos Vermelhos, que se formaram em 1982. Mas a maior claque é No Name Boys, que se formou a 4 de março de 1992, fruto de uma separação da claque Diabos Vermelhos.
Emblema Diabos Vermelhos
Emblema No Name Boys
Nenhum destes grupos organizados está legalizado, nem nunca manifestou intenção de se registar no Conselho Nacional do Desporto, pelo que não são legalmente apoiados pelo clube.

Antes de cada partida em casa, uma águia-de-cabeça-branca, de nome Vitória, voa em torno do Estádio da Luz várias vezes, acabando por aterrar em cima do escudo benfiquista, completando o emblema e criando uma versão real do emblema do clube.
Nota-se uma evolução do emblema entre 1904 e 2011. O atual emblema teve origem de 1908, com fusão do Sport Lisbo com o Grupo Sport Benfica. Este teve ainda reformulações em 1930 e 1999, esta última, essecialmente um reposicionamento da águia.

1908-1930
1930-1999
Desde 1999 até hoje
No futebol, o clube tem vindo a adotar emblemas comemorativos das conquistas "encarnadas" no futebol, com a inclusão de estrelas no topo do emblema atual.
Para o futebol 2008 até hoje
Para o futebol 2010-2011

Para o futebol 2011-2012

O atual Estádio da Luz, oficialmente chamado como Estádio do Sport Lisboa e Benfica, foi inaugurado a 25 de outubro de 2003, num jogo entre o Benfica e o Nacional de Montevideo do Uruguai, tendo vencido por 2-1, com dois golos de Nuno Gomes.
Uma das imagens da inauguração do Estádio da Luz em 25 de outubro de 2003
Os adeptos conhecem-no carinhosamente como "A Catedral".

O termo Luz refere-se, à paróquia da Igreja de Nossa Senhora da Luz.

Tem capacidade para 65 400. É da autoria da empresa australiana Populous.

A sua construção deve-se ao facto de, no âmbito da realização do Euro 2004, o antigo Estádio da Luz ser demolido, tendo sido construído perto o novo estádio.

Este estádio foi palco para várias partidas do Euro 2004, incluindo a final.
Estádio da Luz durante a final do Euro 2004

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário