Dia da Saudade
Saudade vem do latim "solitas, solitatis" - solidão.Segundo a lenda o termo foi criado na época dos Descobrimentos portugueses, quando esteve muito presente a necessidade de definir a solidão dos portugueses que se encontravam em terras desconhecidas, longe dos seus familiares.
Saudade define-se como melancolia causada pela lembrança, a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.
A saudade é típica dos seres humanos, como também dos seus semelhantes, como em primatas, como na afeição dedicada ao homem no caso do cão.
A distância ou afastamento de quem se ama pode provocar efeitos psicológicos no organismo e desencadear reações que vão da sensação de angústia até o desenvolvimento de um quadro depressivo.
Segundo tradutores britânicos a palavra "saudade" é a sétima palavra mais difícil de traduzir. Pois a palavra Saudade só existe na língua portuguesa.
A expressão "matar a saudade" é usada para designar o desaparecimento desse sentimento, mesmo que seja temporário.
A saudade pode gerar sentimentos de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos as saudades" geralmente sentimos alegria.
Em Portugal, o Fado, oriundo do latim fatum, destino, está diretamente associado com este sentimento.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário