A Primeira Gravidez
Uma experiência absolutamente nova. Se está a planear a gravidez, deverá fazer exames e pôr as vacinas em dia.As proibições alimentares também são uma das grandes preocupações das grávidas. Até à 12ª semana deve-se ter atenção ao peixe cru, no caso da comida japonesa.
A carne crua ou mal passada também deve ficar fora praticamente da ementa das grávidas, durante toda a gravidez.
As bebidas alcoólicas são outra coisa que não pode fazer parte do menu. A maioria dos médicos proíbem totalmente outros proíbem parcialmente.
Todas as mulheres preocupam-se com as mudanças no seu corpo durante a gravidez, mas ainda mais quando se trata da primeira gravidez. Nos primeiros meses é normal não haver grande alterações, mas repara-se num aumento do volume do peito e uma maior lubrificação vaginal.
Entre as 20 e 24ª semanas de gestação é quando em principio já se consegue saber o sexo do bebé e também quando a mãe começa a sentir o bebé a mexer-se.
Muitas mulheres costumam queixar-se de cólicas menstruais durante a gravidez e, por vezes, preocupam-se com o risco que esta situação pode causar. Deverá consultar o seu médico, mas na maioria das vezes estas dores estão relacionadas com o funcionamento intestinal e nada têm a ver com a criança.
Náuseas e desejos são também sensações extremamente comuns. Segundo médicos, a mulher só deve realmente preocupar-se quando sentir dores muito fortes na barriga e quando houver sangramento.
Durante a gravidez, a mulher provavelmente vai estar grande parte do seu dia a caminho da casa-de-banho, isto deve-se ao facto do bebé estar a crescer, e pressionando a bexiga, a uretra e os músculos da pélvis.
A futura mãe deve hidratar a pele, pois é uma das melhores formas de combater as estrias. Os cremes compostos à base de uva e avelã ajudam a pele na prevenção das estrias. Óleos à base de amêndoa são indicados desde o primeiro mês de gravidez, são ótimos para evitar que a pele da zona da barriga fique seca durante e após a gravidez.
As meias-elásticas ou meias de compressão elásticas ajudam na prevenção de varizes durante a gestação e também no pós-parto, os modelos são projetados para acompanhar o crescimento da barriga.
A placenta é o único órgão temporário no corpo humano. Começa a formar-se quando o óvulo é fertilizado, prende-se na parede uterina, com aproximadamente uma semana de conceção. Quando a placenta está estabilizada, o seu trabalho é formar uma barreira porosa entre o sangue da mãe e o do bebé. Os vasos maternos deixam nutrientes e o oxigénio, que são transmitidos ao bebé através do cordão umbilical.
Mary Sweet
Sem comentários:
Enviar um comentário