quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pelos Caminhos do Mundo

Ainda por Lisboa, chegamos ao:

Mosteiro dos Jerónimos

De nome oficial Mosteiro de Santa Maria de Belém, é um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Situa-se em Santa Maria de Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal e uma das principais igrejas-salão da Europa.
Mosteiro dos Jerónimos

Foi encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias.
Rei D. Manuel I de Portugal
Vasco da Gama

Escolhido o local, é iniciada a obra em 1502, com vários arquitetos e construtores, entre eles Diogo Boitaca e João de Castilho que substitui o primeiro em 1516/17. No reinado de D. João III é acrescentado o coro alto.
João Castilho
Rei D. João III de Portugal

O nome deriva de ter sido entregue à Ordem de São Jerónimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao terramoto de 1755 mas foi danificado pelas tropas francesas enviadas por Napoleão Bonaparte, no início do século XIX.
Ordem de São Jerónimo

Nele pode-se encontrar, entre outros, os túmulos dos reis D. Manuel I e da sua mulher, D. Maria, D. João III e a sua mulher D. Catarina, D. Sebastião e D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa.
D. Maria de Aragão e Castela, Rainha de Portugal (Segunda esposa de D. Manuel I)
Catarina de Áustria, Rainha de Portugal (Esposa de D. João III)

Rei D. Sebastião de Portugal
Rei Henrique I de Portugal 
Luís Vaz de Camões
Alexandre Herculano
Fernando Pessoa

Após 1834, com a expulsão das Ordens Religiosas, o templo dos Jerónimos foi destinado à Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Belém.
Claustro do Mosteiro dos Jerónimos

Numa extensão construída em 1850, está localizado o Museu Nacional de Arqueologia. O Museu de Mainha situa-se na ala oeste. Integrou, em 1983, a XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura.

Mary Sweet

Sem comentários:

Enviar um comentário